Usando o sistema contra o sistema.
Como Milheiros estão Usando Táticas Criativas e Controversas para Recuperar seus Valores.
O mundo das milhas aéreas está repleto de reviravoltas e estratégias inovadoras, e recentemente, milheiros estão reagindo de maneiras surpreendentes em relação à HotMilhas.
HotMilhas, em uma tentativa de recuperar seu lugar no mercado após o baque da 123 Milhas, está comprando milhas com prazos de pagamento extremamente curtos (1 dia útil). No entanto, o que eles talvez não tenham previsto é que abririam uma brecha para que milheiros tentassem recuperar valores travados na empresa.
Entenda
Circula pela internet um relato de um milheiro que tem a receber 19 mil reais junto a HotMilhas. Ele encontrou uma maneira controversa, porém eficaz, de recuperar parte desse valor.
O milheiro propôs vender suas milhas para a HotMilhas com um pagamento em um dia útil. A empresa concordou e começou a emitir passagens aéreas. No entanto, assim que a HotMilhas cumpriu sua parte do acordo e efetuou o pagamento em um dia útil, o milheiro alterou as senhas de seu programa de fidelidade e cancelou todas as passagens emitidas pela empresa até então.
A HotMilhas, preocupada, entrou em contato com o milheiro, que alegou que só restauraria as senhas após receber o pagamento atrasado. Ele acrescentou que, para resolverem a questão do pagamento, ninguém estava disponível, mas para solicitar a restauração das senhas, a empresa ligou imediatamente.
É Uma Estratégia Correta?
Do ponto de vista do acordo recente, o milheiro aplicou uma espécie de golpe na HotMilhas. Essa ação poderá resultar em processos legais a favor da empresa, que cumpriu sua parte do acordo e foi prejudicada pelo vendedor de milhas. Vale lembrar que a HotMilhas disponibiliza as milhas para que a 123 Milhas possa emitir passagens para outras pessoas, ou seja, mais pessoas são prejudicadas indiretamente por essa atitude do milheiro.
Por outro lado, do ponto de vista do vendedor de milhas, é compreensível que ele tenha adotado essa estratégia desesperada para recuperar parte seu dinheiro. Afinal, ele tem dívidas e contava com os valores travados na empresa. No entanto, compreensão não significa necessariamente estar certo. Se essa tática se tornar recorrente, a HotMilhas provavelmente reconsiderará a oferta de pagamento em um dia útil para evitar golpes futuros.
Conclusão
Se essa técnica se tornar comum, a HotMilhas pode realmente fechar. Acumulará processos e, eventualmente, poderá enfrentar (ainda mais) dificuldades financeiras.
É triste ver pessoas prejudicadas por grandes empresas, muitas vezes sem esperança de recuperar seus valores, o que as leva a adotar estratégias extremas. No entanto, é igualmente triste ver as pessoas revidando dessa maneira.
Enfim, não cabe a nós julgar, afinal, cada um reage aos problemas de acordo com suas circunstâncias.
E você?
O que você acha da estratégia adotada pelo vendedor de milhas? Você faria algo semelhante? Deixe sua opinião nos comentários.
A plataforma E-Milhas agradece o nosso leitor e parceiro Glauder Lot pelo fornecimento do print.