A companhia aérea Ryanair planeja eliminar o uso de cartões de embarque impressos a partir de novembro de 2025. Em vez disso, todos os passageiros serão obrigados a usar a versão digital disponível no aplicativo myRyanair. A mudança visa facilitar o check-in, eliminar taxas de aeroporto e reduzir o desperdício de papel. A empresa está seguindo uma tendência global de digitalização já adotada em outros setores, como eventos e transporte ferroviário.

Atualmente, cerca de 80% dos passageiros da Ryanair já utilizam o cartão de embarque digital. A empresa estima que a digitalização ajudará a diminuir o impacto ambiental, eliminando mais de 300 toneladas de papel por ano. O uso obrigatório do cartão de embarque digital trará vantagens para os usuários do app myRyanair, incluindo pedidos de bordo, informações de voo em tempo real, assistência em caso de atrasos, e a organização de documentos de viagem em um único lugar.

Apesar dos benefícios, a transição para o cartão de embarque digital pode apresentar desafios para passageiros menos familiarizados com a tecnologia. Além disso, questões como a aceitação de bilhetes eletrônicos nos aeroportos, a possibilidade de a bateria do celular acabar na hora do embarque, a necessidade de acesso à internet para visualizar o cartão de embarque e a disponibilidade de conexão podem precisar ser consideradas. No entanto, a tendência de uso de cartões de embarque digitais está se tornando cada vez mais comum globalmente.


Passageiro de Primeira